Quarta-feira de teatro cheio para ver Anarthas e rever Sing The Positions
Além dos espetáculos no Teatro Hermilo Borba Filho, programação do Festival Cena Cumplicidades ainda contou com reapresentação de Chipping, no Teatro Apolo
A quarta-feira (01) foi de teatro lotado no Cena Cumplicidades, com as apresentações Sing The Positions (Suíça) e Anarthas (Brasil), realizadas no Hermilo Borba Filho, à noite. Mais cedo, mesmo com o horário alternativo de 15h, o Teatro Apolo também recebeu um público curioso para ver a reexibição de Chipping (Alemanha), que também foi apresentada ontem (31), no mesmo local.
Vindos de Goiânia (GO), Valeska Gonçalves, Thais Natsuki e Junior Leite formam o trio de Anarthas. O espetáculo foi idealizado e dirigido por Valeska, que criou a Cia Nalini e convidou Junior e Thais para protagonizarem o novo projeto junto a ela. O espetáculo, segundo Valeska, é baseado na filosofia indiana, a qual ela ela segue há um tempo. Dentro dessa filosofia, existe um tema chamado “Anarthas”, que representa contaminações que romperiam um pouco o processo de elevação espiritual ou intelectual do ser humano. “O objetivo da apresentação é falar sobre momentos fugazes, que a gente curte mas que são incompletos, quando chegam ao final, a gente não tem mais nada daquilo e se sente vazio”, explica Valeska.
Pela primeira vez em Recife com Anarthas, o trio de Goiás estava ansioso para se apresentar ao público pernambucano. No fim, foram aplaudidos de pé por um teatro cheio. Com isso, Anarthas provou ser mais uma das ótimas obras, produzidas fora do eixo cultural Rio-São Paulo, com visibilidade em crescimento. “Um festival como o Cena Cumplicidades é muito importante, por acontecer fora desse eixo RJ-SP. Eu acho que tem crescido a arte em Pernambuco como um todo e isso é muito legal, fazer festivais e programações assim, com grupos de vários lugares do mundo”, opinou Junior.
Também durante a noite, os suíços Ionnis Mandafounis e Manon Parent reapresentaram “Sing The Positions”, que passou uma diferente experiência sonora da que foi mostrada na primeira apresentação, no domingo (29), na Igreja da Sé, por se tratar de espaços diferentes e pelo teor do espetáculo ser a improvisação.
A programação do Cena Cumplicidades continua nesta quinta-feira (02), com “Las Actrices Siempre Mientem” (Espanha), às 19h, no Teatro Hermilo Borba Filho, e “NOS, Tupi Or Not Tupi?” (França), às 20h, no Teatro Apolo.
TEXTO POR ANA CARLA SANTIAGO.